Carregando Eventos

« Todos Eventos

Crime e consequência

27 de fevereiro das 20:00 as 21:30

CRIME E CONSEQUÊNCIA

Um novo curso de seis aulas baseado na
Ética Talmúdica sobre o Sistema de Justiça Criminal

 

A política da justiça criminal afeta a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos, e tem amplas implicações para as vítimas de crime, os acusados, os condenados e suas famílias.

Com um crescente consenso sobre ambos os lados da divisão ideológica que os países que adotam o modelo anglo-saxão de usos e costumes exigem para a reforma da justiça criminal – seja porque o atual sistema é injusto, inimputável e ineficaz; ou simplesmente porque é caro demais para os contribuintes – o curso Crime e Consequência é particularmente atual.

Embora haja muitas abordagens válidas para estudar a reforma da justiça criminal, uma nota no importante caso de Miranda vs. Arizona na Suprema Corte dos EUA destaca uma abordagem importante. Miranda é famoso por estabelecer que suspeitos criminais têm o privilégio constitucional de serem informados do seu direito de permanecer calado, direito a ter um advogado presente e que qualquer declaração feita pode ser usada contra eles. Menos conhecido é que a corte, ao discutir as raízes do privilégio contra a autoincriminação, citou uma passagem do talmudista do Século Treze, Maimônides, e um artigo da Lei talmúdica sobre o tópico.

No decorrer das seis aulas, Crime e Consequência se engaja nessa forma de análise, movendo-se entre doutrinas legais judaicas e judiciária do Estado, abordando preocupações éticas e partilhando múltiplas perspectivas sobre reforma da justiça criminal. O curso aborda algumas das questões mais importantes sobre lei criminal à luz da Lei talmúdica: qual é a teoria do Talmud sobre justiça criminal e como se compara com teorias seculares? Como podemos impor punição justa e efetivamente? O que devemos considerar a respeito dos crescentes números daqueles encarcerados? A pena de morte deveria ser permitida? Como os ofensores podem ser reabilitados? Como pode ser reduzida a reincidência? Quando, se é que pode, a confiança ser devolvida a um preso? E mais importante, como o crime pode ser impedido?

O Talmud é uma rica compilação da cultura judaica legal e moral, preservada e ensinada pelos sábios antigos e transmitida por eruditos no decorrer dos tempos. Esta obra é bem posicionada para lançar luz sobre alguns dos modernos dilemas éticos e legais porque provê não apenas respostas, mas também perguntas – perguntando não somente o quê, mas também o por quê; e porque está disposto a supor, imaginar e a testar os limites da curiosidade intelectual.

 

O curso será ministrado presencialmente em inglês.

Datas das aulas: 27 de fevereiro, 13, 20, 27 de março, 3 e 10 de abril. Não haverá curso na semana do Carnaval.

As inscrições são feitas no site internacional https://www.myjli.com ou por telefone (11) 98315-8770.

O valor do curso é de R$ 259.

Detalhes

Data:
27 de fevereiro
Hora:
20:00 as 21:30
Evento Categoria:

Local

Lorena
Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista
São Paulo, São Paulo 01424-002 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(11) 3062-1063