Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Töpffer: Monsieur Jabot, História de Monsieur Cryptogame e Monsieur Tritrac

31 de janeiro das 18:30 as 21:30

 Considerada a primeira história em quadrinhos publicada no mundo, Monsieur Jabot ganhou a admiração de ninguém menos que Goethe, para quem a pena espirituosa de Töpffer retratara “do modo mais singular esse indivíduo impossível, como se fosse verdadeiro”. Em sua detalhada apresentação, Caramuru relata toda a história do aparecimento dos volumes em suas mãos, justifica a denominação de Töpffer como o criador da primeira HQ, que, entre outros pontos, era diferente de tudo o que já havia sido feito até então. Constam ainda excertos das cartas de Goethe com comentários sobre os álbuns que recebeu de Töpffer.

 

 

 

 Monsieur Cryptogame foi uma das primeiras histórias a ser desenha por Töpffer. Em fins de 1830, quando o autor arriscou enviar um álbum para Goethe, Weimar, Cryptogame foi o escolhido. A recepção entusiástica do velho poeta alemão não fez com que Töpffer o publicasse naquele momento, mas teve uma grande parcela de responsabilidade por tudo o que veio depois em sua obra. Três anos depois, Monsieur Jabot entrou para a história como a primeira HQ publicada, vieram outros álbuns, até que em 1844 foi publicado, finalmente Monsieur Cryptogame. Mas esta HQ ainda carrega outra marca de pioneirismo: quando o jornal L’Illustration surgiu em Paris, em 1843, inaugurando a imprensa ilustrada na França, Cryptogame foi a história em quadrinhos escolhida para aparecer em suas páginas, de maneira serializada. Assim, se as tirinhas nos jornais têm uma história, ela   começa bem aqui.

 

 

O fio condutor da narrativa é a troca de papéis: o protagonista, o ladrão, o chefe de polícia e o boticário, que vão o tempo todo mudando de roupa e sendo confundidos uns com os outros. Trictrac talvez seja o álbum de umor mais leve e descontraído entre todos os que Töpffer desenhou. Partindo da vontade do protagonista de descobrir a nascente do rio Nilo (uma das maiores obsessões europeias do século XIX), o autor faz piada com as autoridades, com a burocracia, as leis e, especialmente, a medicina.

 

De Rodolphe Töpffer

Ed. Sesi

Detalhes

Data:
31 de janeiro
Hora:
18:30 as 21:30
Evento Categorias:
,

Local

Fradique
Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros
São Paulo, São Paulo 05416-011 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(11) 3814-5811