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Cinema no Mundo - Africa

Alessandra Meleiro

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A fantasia do cinema que mexe com a imaginação das pessoas é a mesma que movimenta bilhões de dólares na economia global. Impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias e pela globalização, a indústria cinematográfica apresenta particularidades e oportunidades que são analisadas na coleção "Cinema no mundo: indústria, política e mercado", publicada pela Escrituras Editora. A coleção está dividida em cinco livros, que abordam as transformações política, econômica e mercadológica da indústria cinematográfica na África, América Latina, Ásia, Estados Unidos e Europa. Sua publicação foi possível graças a um prêmio recebido da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, o PAC, em 2006, e ao apoio da Sony Brasil, em seu primeiro projeto patrocinado por meio da Lei de Incentivo Fiscal. O primeiro livro da coleção "Cinema no mundo: indústria, política e mercado" é dedicado à África e traz as tendências e evolução do cinema africano e sua ideologia (Ferid Boughedir), o questionamento da descolonização da mente como pré-requisito para a prática criativa do cinema africano (Ngugi Wa Thiong’o), a iconografia do cinema da África Ocidental (Manthia Diawara), o papel dos festivais na recepção e divulgação do cinema africano (Mahomed Bamba), o pós-apartheid e o cinema sul-africano (Keyan Tomaselli e Arnold Shepperson), o cinema africano ao norte e ao sul do Saara (Roy Armes) e o boom da videoeconomia da Nigéria (Françoise Balogun). A organização da coleção é assinada por Alessandra Meleiro, PhD em Cinema e Políticas Culturais pela ECA-USP e pós-doutoranda pela Universidade de Londres. Segundo Alessandra, o objetivo dos livros é sistematizar e analisar políticas, modelos e estruturas atuais das indústrias cinematográficas. Ela destaca a importância da coleção como um guia para profissionais da indústria audiovisual e cinematográfica, estudantes de cinema e comunicação, gestores públicos da área audiovisual e cinematográfica, cinéfilos e interessados, em geral, no assunto. “É a primeira iniciativa acadêmica, em português, na área de estudos de cinema, que o aborda sob a perspectiva industrial e mercadológica, além de ter um olhar sobre as políticas para a área cinematográfica”, afirma Meleiro.