Como transformar a violência nas escolas, – seja ela psicológica, física ou institucional –para uma realidade que promove uma cultura de paz? Esta é uma questão inquietante para alunos, pais, administradores e professores que participam de um sistema educacional que, via de regra, promove uma cultura de dominação e de violência.
Para responder esta indagação, é com maestria que Marshall Rosemberg – pioneiro mundial na resolução não violenta de conflitos e criador da comunicação não violenta (CNV) – ensina como utilizar esta metodologia na educação.
Baseado em uma profunda experiência prática em escolas de diferentes países, o autor convida o leitor protagonista a buscar uma inovação radical na educação, como um modo poderoso de construir a paz mundial.
Descreve metodologias comprovadamente eficazes nas escolas, para construção de uma realidade onde predomina a empatia, a autonomia, a interdependência, a cooperação e o diálogo. São desenvolvidas habilidades de linguagem e comunicação onde alunos, pais e administradores escolares aprendem a trabalhar e conviver pacificamente.
Essas competências ajudam a preparar um ambiente livre de julgamentos onde os alunos têm autonomia para estabelecer objetivos em comum com os professores, sentindo-se engajados e cultivando o desejo de aprender. São treinados para identificar suas necessidades, as dos outros e a ouvir com empatia. Desta maneira são criados relacionamentos de parceria entre professores e alunos que formam uma verdadeira comunidade de aprendizado interdependente.
Uma leitura fundamental para criar uma cultura de não violência nas escolas que, assim estruturadas, instrumentam as pessoas para organizar famílias, locais de trabalho e governos capazes de tornar a vida mais plena e que façam do mundo um local pacífico e sustentáve