Livro de arte, ricamente ilustrado, com capa dura, reunindo oito ensaios inéditos de historiadores renomados sobre Pedro I, abordando uma faceta pouco conhecida de nosso primeiro imperador: a de compositor, titularizando em livro tanto sua verve multifacetada quanto sua desconhecida obra musical pela primeira vez. Porque ele também se expressou, e intensamente, na diversidade e revelação de suas composições – muitas desconhecidas do grande público e muitas inéditas, agora em primeira exibição mundial no raro CD e QR CODE agregados a este livro. Sem deixarmos de relacionar, na sequência dos retratos individuais perfilados pelos autores dos textos, em ensaios exclusivos, sua paixão heroica pela aventura, o estadista, o guerreiro épico, o pai de família, o defensor de sua linhagem, o homem que proclamou o Império brasileiro independente. E que impôs seu filho Pedro II como Imperador do Brasil e sua filha Maria Segunda como Rainha de Portugal.
Os ensaios inéditos foram escritos por Mary Del Priore, Ricardo Cravo Albin, Giovanni Codeça, Bruno de Cerqueira, Paulo Rezzutti, Rosana Lanzelotte, Isabel Lustosa, Paulo de Assunção e Arno Wehling, e são acompanhados no livro (seleta de 17 faixas) de CD e QR Code incluídos na edição histórica.
O livro é uma iniciativa do Instituto Cultural Cravo Albin, organizado por seu fundador e presidente, Ricardo Cravo Albin, e se insere nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Sua primeira edição teve o apoio da Faperj.