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Incidências das Políticas de Avaliação em Larga Escala na Organização e no Desenvolvimento do Trabal

Eduardo Adolfo Terrazzan, Maria Eliza Rosa Gama, Luciana Bagolin Zambon

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Esta coletânea é o resultado dos esforços coletivos empreendidos pelos membros do projeto de pesquisa “Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil” (IEPAM), que atuaram de forma colaborativa com o interesse comum de investigar temáticas de pesquisa focalizando políticas de avaliação em larga escala, mais especificamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto IEPAM, do Programa Observatório da Educação da CAPES, foi desenvolvido articulando ações de grupos de pesquisa vinculados às instituições Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e buscava compreender como as políticas educacionais incidem em escolas de educação básica e que implicações trazem para o trabalho escolar. Nesta coletânea, apresentamos sete pesquisas realizadas em diferentes contextos e realidades com interesse de contribuir com a discussão acerca das políticas de avaliação em larga escala. A partir de diferentes perspectivas, os autores apontam importantes elementos para compreensões sobre os impactos, efeitos e repercussões do SAEB e do ENEM nas escolas, que podem colaborar com novas pesquisas acerca do tema.