Este livro foi organizado em torno de pesquisas ou de ensaios com temáticas que dizem respeito à formação docente, tratando, ainda, sobre a constituição da profissionalidade e da prática docente. Composto por uma diversidade de autores, ele tem como principal objetivo a socialização de pesquisas desenvolvidas em Pernambuco, especificamente as que têm como lócus investigativo o interior do estado, estabelecendo relações com pesquisas de outros lugares do Brasil e de fora do país. Assim, sua principal marca é evidenciar a produção do conhecimento local em íntima conexão com o conhecimento produzido globalmente, associado a isso, os textos apresentam, enquanto eixo central, a discussão da formação de professores como lugar de desenvolvimento profissional capaz de possibilitar a reflexão sobre os desafios da atuação docente, que emergem nos cotidianos das instituições educativas. Desse modo, a obra apresenta os embates e conflitos em torno da formação de professores e profissionalização docente, colaborando com a formação profissional de estudantes das licenciaturas, de mestrandos e de doutorandos, e de professores que já atuam na docência.