- SUMÁRIO -
PREFÁCIO, Leda de Albuquerque Maffioletti
CRIATIVIDADES MUSICAIS EM PROJETO, Viviane Beineke
BUMBA, BUMBÁ, MARINHO E MAMÃO, Lia Viégas M. O. Pelizzon, Mayara Araujo do Amaral, Gabriela Flor Visnadi e Viviane Beineke
VEM CÁ, CURIÁ! É O CACURIÁ!, Gabriela Flor Visnadi e Viviane Beineke
SINHÔ E SUAS INVENCIONICES, Cecília M. Pinheiro Machado, Isabella A. de Castro e Viviane Beineke
MÚSICA AOS QUATRO VENTOS, Bárbara Ogleari, Lucas Fontalva Oliveira, Vívian Fiori e Viviane Beineke
RAP DAS MINA, Rafael Dias de Oliveira, Consuelo P. Bylaardt e Viviane Beineke
EDUCAÇÃO MUSICAL EM..., Viviane Beineke
REFERÊNCIAS
AUTORIAS
- SINOPSE -
O que você faz quando um livro atrai sua atenção? Da uma olhada geral para ver do que se trata e volta a capa para ver se conhece a(o) autor(a)? Isso mesmo, a autora e Viviane Beineke! O livro e lindo, atraente, com cenas de pessoas fazendo música!!! As atividades previstas articulam experiencias sonoras em sala de aula com experiencias de artistas e compositoras(es) que vivenciaram processos semelhantes.
Desse modo, aquilo que é vivido de modo singular pelas crianças amplia-se pelo acréscimo dos elementos da cultura. E um livro bem estruturado, ilustração belíssima, interativo, que encoraja a professora a criar com suas alunas e alunos as experiencias com a música na sala de aula. Mas não e apenas um livro: está em suas mãos uma obra que representa uma trajetória de vida dedicada ao trabalho criativo com crianças e jovens. Aborda a experiencia musical do ponto de vista das(os) alunas(os), das(os) professoras(es) e do contexto onde ela ocorre. Esse tipo de abordagem faz do livro uma obra rara. O trabalho coletivo envolvendo varias(os) autoras(es) e a grande riqueza de todos os projetos coordenados por Viviane Beineke. Eu a conheço bem: seu interesse pela pesquisa surgiu no primeiro emprego. Ainda na graduação, ela quis compreender a produção musical das crianças e me procurou para orienta-la. Mais eu aprendi com ela do que ela comigo. Hoje vejo Viviane com sua carreira universitária consolidada como professora e pesquisadora, com a mesma energia que tinha quando a conheci.
Este livro mostra que o exercício da autonomia para compor música, do jeito que gosta ou acha que fica bem, libera o espirito para “reconhecer a liberdade como um ato singular da razão” que faz abrir novos horizontes ao pensamento. Então, por que é importante entender que a aprendizagem criativa pode acontecer distante do metodologismo de outrora e ma