Neste livro escrito a muitas mãos, temos a alegria de passear por escritas fluentes e substanciais que versam sobre a prática da educação contextualizada a partir de focalizações específicas. Com pertinência e leveza, as autoras e autores desenvolvem e aprofundam aspectos teóricos e práticos que envolvem a docência, potencializada pelo sentido da contextualização. Os textos trazem conteúdos sobre a valorização da realidade social e cultural, constituintes dos modos de vida dos povos – os quais devem integrar o fazer educativo escolar numa proposta paradigmática diversa, contextualizada e significativa. Os escritos apresentados sintetizam um rico material resultante de análises reflexivas sobre um escopo teórico diversificado e vasto. Isso possibilitou aos mestrandos, sob orientação e parceria do professor Dr. Edmerson Reis, apresentarem contribuições de suma importância para o debate – cada vez mais necessário – acerca da implementação da educação contextualizada a partir dos currículos, como mecanismo de fortalecimento de aprendizagens significativas para os estudantes, num fazer educativo libertador, crítico e criativo. Adeilda Ana da Silva Martins