Neste Kit Encantarias, conheça o autor Luiz Antonio Simas - que hoje é uma das maiores referências sobre cultura popular brasileira - com três de suas melhores obras já publicadas.
Muitos costumes que unem os brasileiros – como acontece nas festas de ano-novo e no carnaval – guardam histórias que vêm de longe, mas não foram esquecidas. Nós somos assim: festejamos com fé, alegria e fascínio nosso renascimento constante contra todas as forças que querem o contrário. Para firmar esse chão, no Kit Encantarias reunimos três livros essenciais do professor, historiador e célebre contador de histórias Luiz Antonio Simas: suas crônicas de O corpo encantado das ruas e de Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras, e seu estudo sobre o surgimento da religião genuinamente brasileira, Umbandas.
Em O corpo encantado das ruas, Luiz Antonio Simas reivindica a riqueza dos saberes, práticas, modos de vida e visões de mundo das culturas que não podem ser domadas pelo padrão canônico. As ruas incorporam movimento, são terreiros de encontros improváveis, território de Exu, que se manifesta na alteridade e na afluência das encruzilhadas. Simas dá um olê na historiografia oficial.
Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras reúne registros de assombro e alumbramento sobre a cultura e a gente brasileira. Tocado por Exu – orixá mensageiro, senhor das encruzilhadas – e de seu Zé Pelintra – protetor do povo das ruas –,o livro compartilha visões e táticas festeiras contra a mortandade produzida pelo desencanto do mundo.
Em Umbandas: uma história do Brasil, Simas, que frequenta terreiros desde a mais tenra idade, elabora um estudo inédito, original, para contar a história do país à luz das umbandas. A diversidade do país, segundo o autor, se manifesta nas várias umbandas existentes, que se multiplicaram em histórias como a de sua avó, alagoana criada em Pernambuco e que se mudou para o Rio de Janeiro carregando consigo crenças e ritos.
“Um intelectual orgânico seria a forma mais próxima de anunciar o historiador, compositor e escritor Luiz Antonio Simas.” – Mídia Ninja
“Nos pontos riscados por Luiz Antonio Simas – professor amigo da rua –, as sabedorias praticadas no trivial enredam histórias confiadas com graça, afeto, cisma e firmeza, que honram as memórias plantadas nos quatro cantos da sua aldeia.” – Luiz Rufino
”Simas, feiticeiro de palavras, mostra que birosca e terreiro se encontram, pois os dois são lugares por excelência dos cruzos. Onde pessoas, pensamentos, divindades, sen