Um epitáfio vivo da condição humana
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra-prima mundial da literatura realista e uma das mais ousadas experiências narrativas já produzidas em língua portuguesa. Com sua pena afiada e visão desencantada da vida, o defunto-autor criado por Machado de Assis narra suas memórias e expõe com ironia brutal as vaidades, os fracassos e a hipocrisia da elite brasileira do século XIX — um espelho incômodo que ainda reflete o Brasil de hoje. A DarkSide® Books orgulhosamente apresenta a sua nova edição para este clássico que atravessa gerações e reacende o poder insólito de uma história contada por quem já passou desta para melhor — ou quase.
Publicado em 1881, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi escrito após uma reestruturação existencial do escritor, por sua vez antecedida pela perda de todas as ilusões que ele mantinha em relação ao ser humano. Com este livro, o grande romancista se afastou das idealizações românticas, abandonando o narrador onisciente, o que causou grande impacto à época.
Em Memórias Póstumas, narrada pelo defunto-autor, conhecemos a vida do indolente Brás Cubas, cujo grande e inconcluso projeto era a criação de um medicamento “destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade”, o Emplasto Brás Cubas. A real motivação, oculta sob o disfarce da filantropia, segundo suas próprias palavras, era o desejo de se tornar conhecido por todos. O personagem levou uma vida desregrada. Bacharelou-se em direito em Coimbra, Portugal — como faziam os membros da elite brasileira da época — sem jamais exercer a profissão. Não trabalhava e entrou para a política em busca das benesses que ela proporciona.
Esta edição de Memórias Póstumas de Brás Cubas que a DarkSide® Books apresenta — à altura do tratamento que merece a obra do Bruxo do Cosme Velho —inclui desenhos de Lorde Jimmy, já conhecido dos leitores pelas belíssimas ilustrações que criou para a nossa edição de Pinóquio (2022). O traço expressionista do artista pernambucano propõe um diálogo com a obra machadiana, ressaltando a ironia amarga do universo fantástico de Brás Cubas.
Além do texto integral e das belas ilustrações, Memórias Póstumas de Brás Cubas traz um instigante e provocativo posfácio de Enéias Tavares, autor de livros que reinventam alguns heróis machadianos — Parthenon Místico (2020) e Lição de Anatomia (2022), ambos publicados pela DarkSide® Books —, além da pesquisa que deu origem ao livro Fantástico Brasileiro (2018), em coautoria com Bruno Anselmi Matan