O livro Educação infantil nas produções acadêmicas do século XXI busca entender a Educação Infantil mediante a sistematização do conhecimento produzido por meio da pesquisa cientí?ca, levando a sério a premissa de que “atrás dos tempos vêm tempos e outros tempos hão de vir”. Convida às/aos leitoras/es para colocarem-se em ação, movimentando-se entre o que já está feito e o que ainda está por fazer. Assim, acompanham a construção social de seu objeto de estudo – uma noção cuja a?rmação epistêmica contesta de?nições encapsuladas em verdades sólidas, assépticas e com vocação universalista, contrapondo-lhe, ao invés, a reconstituição e a recontextualização do valor e da importância da Infância e sua Educação na história da vida social e da organização das sociedades.
Os 15 capítulos do livro dão a conhecer uma ampla e diversa produção cientí?ca nas áreas da Educação e da Psicologia que têm tratado o estudo das infâncias na Educação Infantil no Brasil. Esta compilação, abrangendo um arco temporal que incide no primeiro quartel deste século, reúne a sistematização do Estado do Conhecimento relativo a políticas e a práticas que intervêm na constituição de domínios como a educação física, educação musical e educação especial, sem descartar o papel que as relações geracionais, seja entre adultos, bebês e crianças, seja entre pares, desempenham.